Se você é dessas pessoas que buscam economia para o bolso de todas as formas, ou até mesmo deseja passar a economizar ainda mais para a saúde da vida financeira, saiba que é possível. E, para te inspirar a economizar, selecionamos cinco dicas valiosas para suas finanças:
- Pesquisar – de acordo com a consultora e planejadora financeira, Renatta Gomes, a pesquisa é algo fundamental para a economia doméstica. Com uma boa rastreada, a economia pode chegar até 60% do valor do produto.
- Ir ao mercado em dias de promoção – muitos mercados dedicam dias especiais para ofertas em diferentes setores. Organize a sua ida para a compra de itens específicos nestes dias
- Cadastre-se em promoções de fidelidade – atualmente vários cartões de crédito, transporte por aplicativos, companhias aéreas fazem campanhas de fidelidade com descontos. Aproveite esses benefícios e se cadastre sempre que puder.
- Clube de Vantagens – Os clubes de benefícios são acessíveis e dispõe de diversos serviços que vão desde descontos em consultas médicas, como em farmácia, além de seguros de vida e automóveis, entre outros, é uma forma de acumular descontos em utilidades do dia a dia, que economizam consideravelmente os gastos ao longo do mês.
- Comprar à vista – sempre que possível, opte por juntar dinheiro e comprar a vista. A compra a vista te possibilita negociar os preços, conseguindo ainda mais descontos.
A especialista ainda alerta: “Na busca por economia o mais importante é se atentar às armadilhas do consumismo, pois muitas vezes o produto alvo de desejo do consumidor pode não estar com preço atraente ou nenhuma promoção. Use as promoções ao seu favor, consumindo o que é importante”, conta.
Ela ainda finaliza com mais uma dica: “É importante saber priorizar o que é necessário. Cortar o desnecessário para o momento atual, claro, respeitando o estilo de vida da família. Mas, é preciso avaliar as contas que podem te levar ao buraco, que podem ser a TV a cabo, planos de telefonia e serviços de assinatura. É preciso também, dar a máxima atenção às despesas variáveis, por exemplo: Contas de água, luz, supermercado. Neste caso, a melhor decisão é sempre optar pelo consumo consciente”, conta.